BattleBit Remastered está dominando o Steam porque não tem pegadinhas: é só muito jogo por $15

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Um dos melhores jogos multiplayer de 2023 não tem microtransações

Em um ano que nos mostrou repetidamente o lado negro do ecossistema free-to-play, não consigo pensar em melhor momento para BattleBit Remastered aparecer no Steam e instantaneamente roubar os holofotes. O FPS de $15, com 254 jogadores, feito por quatro pessoas, tem sido um dos mais vendidos na plataforma desde o lançamento em acesso antecipado há uma semana, conseguindo superar os jogos mais populares do Steam e até mesmo as pré-vendas de Starfield.

Novamente, para enfatizar: um FPS independente que se move como Battlefield, se comporta como o hardcore milsim Squad e tem a aparência de Roblox está dominando o Steam. Cara, jogar no PC é divertido.

BattleBit é um caso interessante, mesmo comparado a outras histórias de sucesso no Steam. Para começar, BattleBit está competindo no gênero mais disputado nos jogos. Normalmente, quando ouço falar de um jogo independente que está bombando nas paradas, é em um gênero que não está constantemente superlotado - há um apetite aparentemente infinito por novas maneiras de sobreviver com os amigos ou assustar uns aos outros. É muito mais difícil para um FPS se destacar quando não faltam jogos gratuitos, divertidos e bem apoiados. E ainda assim, aqui está BattleBit, cobrando $15 pela entrada e ganhando mais dinheiro no Steam do que Call of Duty.

É tentador pensar que BattleBit está vendendo bem apesar de não adotar um modelo free-to-play, mas acho que o preço de $15 é na verdade uma grande parte do apelo - ou, mais precisamente, o fato de que seus dólares lhe proporcionam um jogo que já possui toneladas de conteúdo, sem cobrar mais por isso. Não há passe de batalha, não há loja de itens cosméticos (embora haja um "Pacote de Apoio" de $20 que vem com skins de armas) e, o mais importante, há uma ampla variedade de coisas para desbloquear jogando o jogo. Por $15, há muito conteúdo aqui:

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  • 6 classes
  • 39 armas desbloqueáveis com um total de 78 acessórios
  • Dezenas de gadgets específicos de classe
  • Servidores dedicados para 254 jogadores
  • 17 mapas destrutíveis (dia e noite)
  • Suporte a servidores comunitários (em beta)
  • Voz sobre IP com chat de proximidade

Pode parecer bobagem elogiar um jogo por ser um bom custo-benefício, mas a verdade é que BattleBit parece ser um banquete porque nos acostumamos com jogos mais enxutos e gratuitos, que começam com uma quantidade modesta de conteúdo e vão aumentando ao longo do tempo. É estranho pular direto para um jogo totalmente novo que parece já estar na "temporada" 10 em 2023.

Não que jogos free-to-play não tenham suas vantagens - é impressionante quantos bons jogos estão disponíveis gratuitamente para qualquer um instalar e aproveitar nos dias de hoje. A acessibilidade nos leva a experimentar, e depois os passes de batalha nos incentivam a investir nosso dinheiro.

Mas quanto mais jogo jogos como Warzone, Valorant, Overwatch 2 ou Apex Legends, mais suas constantes pressões para comprar passes de batalha e pacotes de skins caros me fazem sentir como um alvo em vez de um jogador. Tenho tentado identificar o que tem me deixado desconfortável nos jogos de serviço ultimamente, e acho que é essa relação cada vez mais especulativa com o futuro deles: nós tratamos, pelo menos de alguma forma, passes de batalha e pacotes cosméticos como investimentos.

Estamos condicionados a investir, tanto financeiramente quanto emocionalmente, não apenas no que um jogo é agora, mas no que ele será daqui a um ano. Nos apegamos aos roteiros como botes salva-vidas e usamos threads no Reddit como armas de sentimento a favor ou contra os desenvolvedores aos quais nos associamos. É uma relação parasocial confusa que se torna menos saudável à medida que mais dinheiro está envolvido. Estou cansado de jogos que me olham com cifrões nos olhos desde o momento em que aperto o botão de jogar.

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Fãs de FPS multiplayer com o mesmo cansaço dos jogos de serviço podem achar que BattleBit é o alívio perfeito. E também ajuda que seja muito divertido. Os personagens em estilo bloco e ambientes de baixo detalhamento não te preparam para o quão bem ajustado e equilibrado ele é.

Surpreendentemente, é intenso para um jogo de tiro sem violência gráfica ou áudio esmagador, o que pode ser atribuído ao papel improvisado que o chat de proximidade robusto inspira - a maioria dos seus colegas de equipe vai falar com você quando você falar com eles, e se estiverem realmente envolvidos, vão gritar por médicos com convicção genuína ou fazer um discurso emocionante antes de correr para o tiroteio. É o mesmo ambiente de participação espontânea e boa-fé que faz de Squad e Foxhole jogos mais sociais do que competitivos.

BattleBit tem ecos do que Eric Barone fez com Stardew Valley: um jogo pequeno que se destaca e conquista as pessoas com profundidade e qualidade inesperadas. Assim como Stardew, o anonimato prévio de BattleBit trabalhou a seu favor. Não ter expectativas para algo nos torna mais gentis em relação ao que ele faz bem e mais dispostos a perdoar suas falhas, como o fato de que as armas de BattleBit soam como se você estivesse atirando em globos de areia úmida, ou como a detecção de acertos não é tão consistente quanto em Battlefield ou Warzone, ou como alguns prédios que parecem ser destrutíveis não são. Afinal, ainda está em acesso antecipado. Isso é mais do que se pode dizer de alguns jogos maiores que são lançados sem as funcionalidades que normalmente se espera.

E ao contrário dos jogos free-to-play cuja saúde percebida está em constante mudança com suas últimas atualizações, não estou realmente preocupado com o futuro de BattleBit. Se a desenvolvedora OkiDoki Games lançar todos os mapas, armas e modos planejados em atualizações gratuitas, ótimo, mas mesmo que não o faça, com certeza me diverti muito com meus $15.